Postagens populares

terça-feira, 27 de setembro de 2011

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS -ARTISTA NELY






                                           PINTURA EM TELHAS







XIX CICLO DE PALESTRAS;" A ARTE DO BEM ENVELHECER"

ABERTURA DO EVENTO 







XIX CICLO DE PALESTRAS : “A ARTE DE BEM ENVELHECER”

Teve início na tarde de hoje, no auditório D. Antônio Záttera - UCPEL o ciclo de palestras promovido pelo CETRES ,Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade  promoção e realização conjunta  da Universidade Católica de Pelotas e SESC-RS.

A abertura ocorreu com a psicóloga Sulanita Caldeira de Arruda, Coordenadora do Cetres que saudou os demais componentes da mesa  e os presentes dizendo da satisfação de estar iniciando a décima nona edição de um evento já consagrado e de grande relevância para o segmento da Terceira Idade, proporcionando-lhes oportunidade de enriquecimento que se constituirá em melhoria da qualidade de vida no processo de envelhecimento.
Na oportunidade também usaram da palavra a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria da Glória Santana, O Sr. Luiz Fernando Parada , representante do SESC- entidade pioneira no Brasil em atendimento aos Idosos, além da Professora Maria Clara  representando a UCPEL que ressaltou sobre a importância da resignificação da vida pelo idoso, pois viver é estar em constante transformação.
A primeira palestra da tarde foi realizada pela médica  Isabel Clasen Lorenzet que ressaltou  o crescimento do número de idosos no mundo, as causas , os cuidados necessários para o envelhecimento saudável, as características e o perfil dos idosos saudáveis .
Também palestrou a Fonoaudióloga  Viviane Florisbal discorrendo sobre Alterações Auditivas na Terceira Idade, prevenção, cuidados e providências a serem tomadas para evitar que transtornos na audição se constituam em isolamento do idoso, causando problemas como depressão, perda da qualidade de vida




































ALGUNS TÓPICOS DA PALESTRA APRESENTADA PELA DRª ISABEL CLASEN LORENZET














Fonoaudióloga  Viviane Florisbal






Powered By Blogger