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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

APRECIE A BELEZA QUE EXISTE AO SEU REDOR.


CULTIVE SEMPRE A ESPERANÇA E O BOM HUMOR.

SÃO ÓTIMOS PARA A SAÚDE.

ÚLTIMOS TEXTOS PRODUZIDOS EM 2009

EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO

Até bem pouco tempo atrás não se cogitava deste assunto, ou seja, educação na terceira idade, pois as pessoas viviam menos tempo. Em virtude do aumento da expectativa de vida, tornou-se necessário ocupar o tempo disponível para não ficar só à espera do fim.
Segundo o dicionário Aurélio, Educação significa processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual, e moral do ser humano. A educação, então, deve ser processo que acompanhe o indivíduo por toda a sua vida, de modo que beneficie não só no aspecto intelectual, mas social, físico, emocional e orgânico pelo desenvolvimento de conexões cerebrais que ocorre a cada aprendizado realizado.
Quando mencionamos educação relacionada à terceira idade estamos nos referindo a um processo mais amplo do que a simples instrução, aquisição de conhecimentos, mas em algo que implica, também, na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida, na aquisição de novas habilidades, na troca de experiências com outras pessoas da mesma faixa etária e também de outras, pois a troca é salutar, fazendo com que entenda melhor as novas gerações, assim como dar conhecimento aos jovens de coisas que não vivenciaram. Isto proporciona um sentimento de “pertencimento”, de inserção, de aceitação, não reproduzindo antigas palavras e, sobretudo condutas de idosos que se sentiam inadequados, fora da realidade e só se referiam com nostalgia “à minha época” como se a vivenciada na terceira idade não fosse sua também. Isto tudo ocorria por não se ajustar aos novos tempos, aos novos modos de viver, às novas tecnologias.
Assim sendo, quando nos reportamos à educação referente aos idosos , o fazemos considerando o desenvolvimento da pessoa em vários aspectos, como o intelectual, físico, manual, cognitivo, artístico, social e afetivo.
Através deste processo de constante crescimento a pessoa estagnada, relegada a um plano inferior como se não fosse capaz de ser útil à família e a sociedade. Ao contrário, sente-se participativa, valorizada, aceita.
A educação na terceira idade pode ocorrer por meio de instituições, como prevê o Estatuto do Idoso, ou de maneira informal.
Deve ter por objetivo:
­ Considerar menos o conteúdo e mais o aumento da auto-estima, autonomia e ressocialização;
­Minimizar o isolamento, estimular a integração de gerações;
­Proporcionar conhecimentos práticos e/ou relativos ao processo de envelhecimento;
­Oportunidade de se expressarem, de concretizarem seus sonhos;
­Ser o agente de sua promoção;
­Proporcionar conhecimentos de seus direitos (Estatuto do Idoso);
­Espaço: uma sucessão de momentos onde possa reinventar a vida;

Os idosos, na atualidade, além de se posicionarem diferente são alvo de um olhar diferente por parte da sociedade que o percebe como alguém com possibilidade de continuar progredindo, aprendendo e também ensinando não mais como alguém que não tem mais como participar ativamente da sociedade.
É um processo inovador, mais humano, e enriquecedor para todas as partes.





ESTRESSE




DRIBLAR O ESTRESSE É POSSÍVEL?


O estresse é uma resposta do corpo caracterizada por um conjunto de reações físicas e psíquicas – de adaptação- que o organismo desencadeia quando é exposto a estímulos que o irrite,excite, amedronte ou o deixe feliz.
É uma situação que foge do habitual ao que o indivíduo está acostumado e exige readaptação.
Essas reações foram desenvolvidas pelo homem desde os primórdios da civilização pelo enfrentamento de situações de grave ameaça ou perigo a que estavam submetidos, em decorrência da necessidade de sobrevivência pelo enfrentamento com animais ferozes em virtude de guerras tribais, catástrofes, busca por alimento e lutas por território
Não é uma doença, é um sinal de alerta do organismo, mas poderá causar várias doenças, principalmente em se tratando de estresse crônico, abreviando a vida das pessoas. Em geral ativa um processo hormonal e nervoso baseado no estado de alerta a que nos referimos, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
O estresse aumenta a adrenalina no sangue e poderá aumentar a pressão arterial, causando arritmias. Pode haver a ocorrência de derrame cerebral,infarto,úlceras gástricas, síndrome do intestino irritável ou até mesmo a deterioração da saúde mental.
Situações de estresse: Falar em público, voar, perdas, problemas de saúde, trabalho, vida conjugal, finanças, competição, violência, drogas na família, fumo, medo do envelhecimento, associado ao medo da dependência e perda de autonomia física e econômica, alimentação precária ou inadequada, falta de lazer, sobrecarga de trabalho, falta de tempo, ruídos excessivos, autoestima baixa. Vale ressaltar que o estresse é uma situação individual, o que significa que algo pode ser estressante para uma pessoa e não ser para outra.
Os sintomas de estresse podem ser:

Físicos: Dor, de cabeça, alteração do sono, dor muscular, náuseas, diarréia, constipação, fadiga, indigestão, taquicardia, alergias, queda de cabelo, mudanças no apetite, gastrite, dermatoses.

Mentais: Diminuição da concentração, confusão, falta de clareza de idéias, indecisão, baixo senso de humor.

Emocionais: Ansiedade, nervosismo, irritação, impaciência, depressão, apatia, autoritarismo, emotividade acentuada.

Evitar ou driblar o estresse não é tarefa fácil, pois uma vez estabelecido, torna-se difícil de ser controlado, precisando muitas vezes de ajuda psicológica para que seja mudado o estilo de vida e a revisão de algumas crenas que não permitem que as pessoas façam alterações e adaptações na sua vida.

ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR O ESTRESSE:

Ter muitos amigos (Fator de proteção);
Ser otimista (Aprender a enxergar as coisas de forma positiva);
Conhecer os próprios limites (Aprender a dizer Não);
Informar-se (A informação aumenta o controle e diminui o estresse);
Fazer atividade física (caminhadas, alongamentos, relaxamentos);
Aprender a meditar (Estabelecer um mantra);
Viver com calma (Priorizar as pessoas não as coisas);
Indignar-se sem perder a ternura;
Respeitar as diferenças;
Não se comparar com os outros;
Valorizar o que possui;
Procurar ser feliz (Apesar dos problemas).

imagem:http://thumbs.dreamstime.com/thumb_196/1192627932XXtQvz.jpg




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