Postagens populares

quinta-feira, 12 de março de 2009

A INFLUÊNCIA DA GENÉTICA NA PERSONALIDADE

“Eu sou eu e minhas circunstâncias”
Ortega y Gasset


Vamos começar, para um melhor entendimento dizendo que genética é a ciência biológica que estuda a hereditariedade e a evolução dela nos seres organizados.
A genética comportamental é uma disciplina científica que estuda os mecanismos genéticos e neurológicos envolvidos em diversos comportamentos animais e humanos. É considerada como uma área de intersecção entre a genética e as ciências do comportamento.
A engenharia genética dá os elementos necessários ao estudo do comportamento associado à genética molecular. Permite identificar genes capazes de modular certos comportamentos e sobretudo de entender como os genes interagem com o ambiente na formação de traços normais e patológicos da personalidade humana
Correntes de estudiosos consideravam que os aspectos físicos e psíquicos do indivíduo são determinados pela genética. Eram difusores da onipotência genética. Características como descontrole emocional, tolerância à frustração resistência ao estresse são influenciados pelo DNA,mas não é só a genética que deve ser considerada. Há outros elementos que determinam o comportamento, como afeto, medo, experiências negativas bem como experiências positivas como infância segura, pais amorosos, família estruturada, sensação de proteção aliada à liberdade de exprimir sentimentos, afetos, opiniões, ou seja, espaço e condições favoráveis ao desenvolvimento sadio .
Quanto melhor forem as experiências afetivas, sociais e ambientais melhores condições de serem abafadas determinadas cargas genéticas, mais apto o indivíduo estará para tolerar as frustrações. Com isto não dá para dissociar que o fator genético bem como as vivências, as interações com os outros indivíduos modulam o comportamento humano.
A genética pode não ser a única determinante no comportamento humano, mas pode influenciar nas escolhas.
Ocorrem situações em que a predisposição para certas enfermidades é maior em função dos genes como na depressão que decorre de predisposição genética e situações estressantes como desemprego, doenças graves, problemas financeiros, perdas.
Em 1996 foi identificado o GENE S-HTT responsável pela codificação da proteína transportadora do neurotransmissor SEROTONINA que produz a sensação de bem estar, de prazer. A quantidade de serotonina no organismo será o que vai determinar se o indivíduo vai ser mais ou menos ansioso, negativo ou otimista. O Gene S-HTT curto vai ser o indicativo de pessoas mais introspectivas, mais propensas à depressão, a alimentar pensamentos negativos.
Em 1996 a codificação do gene DRD4 (neurotransmissor da DOPAMINA) denominado como gene da curiosidade forneceu dados a respeito do déficit de atenção e hiperatividade. Também o funcionamento da amígdala é a estrutura responsável pelo processamento das emoções. O Genótipo (amígdala mais hipocampo indicam como o indivíduo regirá à adversidade (perdas, crises graves)).
Uma nova teoria neste campo fala que as proteínas que são produzidas pelos genes se modificam do nascimento até a morte.
Com estes avanços na engenharia genética, na genética comportamental verifcou-se que a predisposição genética e as influencias ambientais transformam o cérebro.
Hoje já se fala em Epigenética que é área de estudo da Biotecnologia que estuda como os fatores internos e externos influenciam na genética.
Esta área esta em constante evolução, com cada vez mais descobertas importantes que poderão determinar curas, prevenções, elucidações na definição de patologias e conseqüente evolução nos tratamentos, mas apesar de tudo isto não dá para negar que tudo isto poderá ter peso diferente, maior ou menor de acordo com as situações vivenciadas pelos indivíduos, com a qualidade das relações sociais estabelecidas e com o afeto recebido que têm importância vital para o funcionamento do cérebro e em decorrência para o comportamento, adaptação, saúde , aquisição de qualidade de vida,prevenção de enfermidades e longevidade .


Bibliografia:

CALEGARO, Montarroyos, Marco, MSC-Psicologia Evolucionista na Clínica: Genética Comportamental
-Psicologia e Genética: O que causa o comportamento

Maria de Fátima M. Caldeira e Silva e Daniela Cristina Millan- Os caminhos da Psicologia pela genética: as interfaces dessa parceria.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger