Postagens populares

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A MATURIDADE



O CETRES mantém desde a sua criação inúmeras oficinas visando atendimento do idoso, sua inclusão na sociedade, sua valorização, sua conscientização sobre a etapa de vida vivenciada e a prevenção de moléstias características da idade, através de estudos e orientações.
Dentre as várias práticas, surgiu o Grupo de Estudos , hoje denominado Núcleo de Estudos sobre a Maturidade cuja clientela inicial era os acadêmicos de psicologia e visava dar-lhes suporte para o exercício do estágio na área, visto a carência de profissionais ,com especialização disponíveis e também face à escassa bibliografia.
Posteriormente, por questões relativas ao desenvolvimento da carga horária do curso pelos estagiários, o grupo esvaziou-se destes futuros profissionais, passando, então, a ser aberto à comunidade em geral, para pessoas com interesse em desenvolver assuntos relacionados à à terceira idade.
Ampliou-se a clientela, porém desvirtuou-se do objetivo inicial, pois face aos diferentes níveis de escolaridade dos participantes do grupo, o mesmo perdeu sua característica e o objetivo inicial de estudos, aprofundamento e produção científica não foi alcançado.
Em 2007 o grupo deverá funcionar de maneira diversa da que vinha sendo desenvolvida até 2006, restringindo-se o número de participantes,para possibilitar a consecução dos objetivos.
Inicialmente, em um primeiro encontro após apresentação e entrosamento entre os participantes serão colhidos os assuntos de interesse dos mesmos para serem estudados no decorrer do ano.
Para melhor estruturação do mesmo em uma reunião inicial foi sugerido que a cada reunião seja feito um memorial com todos os assuntos abordados, discutidos, as respectivas conclusões, sugestões, bem como todo e qualquer auxílio que for buscado para complementação dos referidos estudos, citações e outras fontes de enriquecimento, visando embasar a produção textual a ser realizada.

2. OBJETIVOS

_Possibilitar através de estudo em grupo, a discussão de temas relacionados ao processo de envelhecimento;
_Subsidiar o trabalho de acadêmicos, voluntários e comunidade em geral envolvidos com o trabalho de pessoas da Terceira Idade;
_Conscientizar as pessoas sobre esta etapa da vida, salientando a importância da prevenção de patologias características da Terceira Idade;
_Oferecer através de estudos e orientações um espaço para aprofundamento das questões relacionadas às condições de vida desta faixa etária;
_Divulgar a partir do estudo e discussões realizadas material elaborado pelo grupo à comunidade em geral;
_Desmistificar esta etapa da vida. -Mitos e Preconceitos

3. METODOLOGIA

_Será disponibilizado previamente material para leitura a todos os participantes; (texto pequeno);
_Dividir o grupo em duplas ou trios para leitura;
_Destacar 3 ou 4 palavras-chaves no texto e elaborar,produzir um novo texto a partir das leituras e conclusões obtidas;
_Os participantes deverão ler em casa o texto e se tiverem interesse poderão pesquisar sobre o assunto em outras fontes (revistas, jornais, internet)
_ Será escolhido por sorteio dentre os participantes, a cada encontro, um participante para elaborar o Memorial do encontro.(registro do estudo realizado)

4. CONTEÙDOS
_Os temas e textos serão sugeridos e trazidos pelo grupo e entregues à coordenação que providenciará a multiplicação dos textos e escolherá qual o mais adequado para estudo.

5. PRUDUÇÃO TEXTUAL
_De posse dos trabalhos dos grupos mais o memorial, a coordenação construirá um texto novo que será apresentado ao grupo no próximo encontro para concordância ou complementação do mesmo.

6.PERÍODO
_Encontros quinzenais- quartas-feiras (14h às 16 h) Início 14.03.2007


7. LOCAL
_CETRES- Centro de extensão em atenção à Terceira Idade
Avenida Domingos de Almeida 3150 sala 5

8. RECURSOS
-textos,livros, palestrantes

9.AVALIAÇÃO
_10 a 15 minutos- final
_avaliação das atividades desenvolvidas (metodologia, dinâmica, sugestões)
_ Leitura do Memorial

10. COORDENAÇÃO
_ Psicóloga Sulanita Caldeira de Arruda


11.COMPONENTES DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A MATURIDADE
- 2007 E 2008

Eloiza Helena da Silva Carvalho
Izabel Laguna
João Carlos Braga Jantzen
Kellen Cristina Volz
Maria Marlene Ramos
Nelita
Noeli Massaú
Isabel C.S.Vargas(Redação dos Textos)
O QUE É O CETRES?

O CETRES é um programa de Extensão da Universidade Católica de Pelotas-UCPEL, caracterizando-se como uma atividade comunitária, com o objetivo de desenvolver ações educativas e socioculturais para a promoção da terceira idade. O programa envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais,buscando integrar ensino-pesquisa-extensão.
Desenvolvem-se diversas atividades em formato de oficinas, oportunizando a inserção de idosos em variadas atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades, socialização,melhoria da qualidade de vida e elevação da auto-estima.
Oficinas desenvolvidas:
Oficina do corpo
Oficina de informática
Oficina de música
Oficina de trabalhos manuais- Tricô, crochê, pintura em madeira
Oficina de línguas
Oficina de orientação e apoio
Oficina de cinema (sala de vídeos)
Atendimento psicológico individual e em grupo
Palestras Mensais
Núcleo de Estudos sobre a Maturidade
Powered By Blogger